Covid-19: Sindicato cobra pagamento de 40% de insalubridade para profissionais da linha de frente

O Sindicato dos Estabelecimentos em Saúde de Apucarana e Região (Seessa Apucarana) vem atuando na luta para que os estabelecimentos de saúde da rede privada paguem um adicional de 40% sobre o salário dos trabalhadores da enfermagem, copa e limpeza dos hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de Saúde da rede privada que possuem contato com os setores de combate à Covid-19.

De acordo com a presidente do Seessa Apucarana, Marli de Castro, a entidade tem informações de que há profissionais atuando em regime de escala na linha de frente de combate ao coronavírus.

Covid-19: Sindicato cobra pagamento de 40% de insalubridade para profissionais da linha de frente

“Estamos cobrando apenas um direito, já garantido por convenção coletiva, que é o adicional de ensalubridade para profissionais que atuam em setores de periculosidade, como é o caso de quem está trabalhando diretamente no combate à Covid-19”, afirma.

Marli também salienta que o sindicato tem recebido denúncias e reclamações de profissionais de Apucarana e da região dando conta que algumas instituições ainda não concedem o adicional.CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Recebemos denúncias de profissionais que, oficialmente não estão escalados para trabalhar no setor de combate à Covid-19, como enfermeiros, profissionais de copa e de limpeza, que acabam tendo contato com pacientes e colegas de trabalho da linha de frente. Essas pessoas tem direito ao adicional”.

ATENDIMENTO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A presidente do Seessa Apucarana também lembra que a entidade está de portas abertas para os profissionais de saúde que seguem atuando na linha de frente.

“Desde o início da pandemia, estamos lutando em defesa dos nossos profissionais de saúde. Atualmente estamos notificando as instituições que ainda não estão pagando os 40% de ensalubridade e seguiremos monitorando e dialogando com os trabalhadores e com a classe patronal”.

O Seessa Apucarana fica localizado na rua Professor Erasto Gaertner, 131, próximo à Prefeitura de Apucarana. O telefone para contato é (43) 3033-4680. Para mais informações sobre as convenções coletivas e direitos dos trabalhadores, acesse www.seessaapucarana.com.br